03/12/2010

Actividades de apoio à Cooperativa Porto de Abrigo

O grupo Solidariedade com a Cooperativa Porto de Abrigo, conjuntamente com a Direcção, está a desenvolver actividades com o objectivo de garantir a sobrevivência desta organização de produtores da pequena pesca até que o conjunto de acções empreendidas junto do Provedor de Justiça, do Tribunal de Contas e do Ministério Público, em defesa desta Cooperativa, garantam uma solução justa. Depois da abertura da abertura de uma conta de solidariedade, o grupo vai ainda realizar as seguintes iniciativas:
  1. A 16, 17 e 18 de Dezembro (fim-de-semana antes do Natal) uma FEIRA DE VENDA DE ARTES (pinturas, artesanato ligado ao mar e à pesca, e livros) na “Casa Descalça”, rua Machado dos Santos nº49. Estão a ser contactados artistas e entidades associativas para colaborar na iniciativa (aceitam-se indicações de eventuais artistas a colaborar na iniciativa).
  2. A 17 de Dezembro, reinicia-se a publicação das páginas Voz dos Marítimos, no Jornal Açoreano Oriental. A sua edição é garantida com base na cooperação entre a Porto de Abrigo, o Sindicato Livre dos Pescadores, Núcleo de São Miguel de Ilhas em Rede e o “Grupo de Amigos PA”.
  3. A 22 de Dezembro, data que completa 15 anos após a realização manifestação que garantiu, pela primeira vez, o pagamento do subsídio de mau tempo aos pescadores, realiza-se um convívio na sede da Porto de Abrigo entre sócios/as e amigo/as.

Destino dos donativos

Os donativos para a Porto de abrigo a ser depositadas na conta de solidariedade, destinam-se prioritariamente a assegurar as despesas de funcionamento, incluindo o pagamento dos salários das pessoas ao serviço da Cooperativa.
Dos donativos, empréstimos e iniciativas acima referenciadas, parte será destinado ao pagamento da acção cível, cujas custas judiciais se situam entre os 5000 e os 6000 euros. Trata-se da única deliberação relativa a processos a interpor contra as acções do Governo /Lotaçor que ainda não foi possível realizar, por falta de disponibilidade financeira.