22/11/2010

Apelo: apoio e defesa da Porto de Abrigo

Em mais de 25 anos de actividade, a cooperativa PORTO DE ABRIGO desenvolveu um significativo trabalho em prol dos pescadores dos Açores, reconhecido a nível nacional e internacional. Para além de todas as suas actividades, a PORTO DE ABRIGO deu voz a quem não a tinha.

Como tem sido veiculado pela comunicação social, no último ano a PORTO DE ABRIGO tem sido alvo de um duro ataque por parte do Subsecretário das Pescas, e a sua própria sobrevivência foi posta em risco. A PORTO DE ABRIGO apresentou três queixas, dirigidas ao Provedor de Justiça, ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, e prepara-se para apresentar uma acção cível. Ao mesmo tempo iniciou o processo da sua reconstrução.

Custear estas acções e os novos projectos requer fundos que a Cooperativa não tem. Tem, contudo, o reconhecimento de uma larga parte da sociedade açoriana, que tem memória e sabe quão importante é a existência de associações independentes do poder político.

Um grupo de cidadãos, pertencentes ou não ao sector da pesca, mas todos conscientes do papel que a PORTO DE ABRIGO tem vindo a desempenhar, reuniu-se em defesa dos pescadores e da sua Cooperativa. Organizaram protestos públicos, promoveram a Petição «Manifesto de solidariedade com a Porto de Abrigo: em defesa da dignidade dos pequenos produtores, por uma pesca social e ecologicamente sustentável», que foi assinada por centenas de pessoas, e deram visibilidade internacional ao problema, para que a tentativa de destruição da cooperativa não passasse desapercebida à opinião pública europeia.

Os mesmos cidadãos, que se mantêm informados e em contacto entre si através do blogue solidariedadeportoabrigo.blogspot.com, bem como através do Facebook, estão agora a organizar-se em movimento de solidariedade permanente. A sua primeira acção é a de apelarem a todas as pessoas sensíveis aos problemas dos pescadores, para que contribuam, na medida das suas possibilidades, com um donativo para uma CONTA DE SOLIDARIEDADE.
Se assim for pedido, os donativos permanecerão anónimos.

Outra forma de apoio imediato poderá ser fornecida mediante empréstimos amigáveis, obviamente sem juros.

Finalmente, pedimos a todos, e todas, que se mantenham atentos ao seu correio electrónico e que não deixem de visitar o blogue e a página Facebook. Na próxima semana, em data e hora que serão oportunamente comunicadas, realizar-se-á, nas instalações da PORTO DE ABRIGO, a primeira reunião geral do movimento de solidariedade, onde também serão decididas as próximas iniciativas. Desde já contamos com a sua presença e com a comparência de todas as pessoas que querem reunir-se em defesa da Cooperativa PORTO DE ABRIGO e, de consequência, em defesa da dignidade dos pescadores e de uma prática de pesca ecologicamente sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário