24/06/2010

Sexta feira, 25 de junho, manifestação em Ponta Delgada


Por uma pesca social e ecologicamente sustentável


Uma manifestação de todos/as que estão solidários/as com esta luta pela defesa da dignidade do trabalho dos homens e mulheres da pesca e por uma pesca sustentável

Amanhã, sexta feira, 25 de Junho, a partir das 17h, em Ponta Delgada, vamos denunciar os graves problemas que afectam a vida de homens e mulheres da pesca. Na ilha de São Miguel em cada centena de pescadores 80 ganharam em 2009 menos de 300 euros por mês. Este ano está pior. Os combustíveis sobem mais do que uma vez por mês. As capturas são reduzidas e os preços em lota baixos. As taxas e impostos estão sempre a subir. O Governo prepara-se para aprovar o Quadro legal da pesca açoreana, que inclui multas que podem ir até 50.000€.

Numa situação destas o Governo quer acabar com a Porto de Abrigo, usando como pretexto a difícil situação económica da Cooperativa devido a investimentos feitos em benefício da pesca e dos/as pescadores/as para os quais não teve o devido apoio governamental (apoio à retirada, fornecimento de coletes a embarcações de todas as ilhas, estação costeira, etc). Entenda-se que os apoios que a Cooperativa precisa são os previstos na lei para as empresas em situação económica difícil.

A concentração será na marginal de Ponta Delgada (atrás da cadeia, junto ao Clube Naval) às 17h, seguindo em marcha lenta, de carro, até Santa Clara (Parque ao lado da Cooperativa Porto de Abrigo), onde haverá intervenções várias.

Sem comentários:

Enviar um comentário